Páginas

sábado, 29 de setembro de 2012

BBB em Fayetteville

Calma, não é Big Brother Brasil...... É um evento que acontece todo ano aqui em Fayetteville e reúne pessoas de todos os estados dos Estados Unidos. O evento chama-se Bikes, Blues and Barbecue.
O evento dura cinco dias, começou na quarta (26/09) e vai até domingo (30/09). A cidade está cheia de motos de todos os tipos, tamanhos e cores. Uma mais bonita e legal que a outra! Os motoqueiros se reúnem na rua mais tradicional da cidade, a Dickson Street. Já postamos uma foto dessa rua, ela tem muitos restaurantes, lojas, bares, estacionamentos. É a rua onde a galera da universidade se reúne à noite para conversar, beber....
Caminhando pela Dickson St.
Aqui perto de casa, nos fundos, passa a rodovia I540. Normalmente não escutamos os carros ou os caminhões passando, mas hoje, estamos ouvindo as motos desde cedo. Um barulhão!!!!
Aproveitamos que hoje não está muito calor e resolvemos ir de ônibus. Pegamos o ônibus aqui no condomínio e descemos na estação central que é dentro do campus da universidade. Então descemos e subimos a Dickson. não é muito longe, é uma reta e hoje foi agradável a caminhada, porque já fizemos no calor e sol forte, e foi bem mais difícil que hoje.
No caminho, já encontrávamos motoqueiros passeando de um lado para outro, desfilando com suas máquinas. A Dickson St estava tomada por motos, motoqueiros, visitantes, barracas vendendo roupas, acessórios, comidas,banda tocando ao vivo... Uma bagunça deliciosa!!!
Os estacionamentos viraram estacionamentos para as motos. Cada um era organizado por uma fraternidade da universidade que cobrava $5,00 por moto. O dinheiro arrecadado fica para a fraternidade, com isso as garotas com as placas avisando do estacionamento quase "pegavam" os motoqueiros para que esses parassem no seu estacionamento.
Como o evento chama-se Bikes, Blues and Barbecue, almoçamos costelinhas de porco assada com molho barbecue. Nossa, estava de lamber os dedos......Tanto que esquecemos de tirar foto.....
Vimos muitas, muitas, muitas motos, comemos barbecue, mas não ouvimos o blues....
Uma coisa interessante que achei, além de banheiro químicos, tinham também essas "pias" para lavar as mãos. Você pisava num pedal embaixo, e saía sabonetinho bem líquido que já era como se fosse a água. Coisa de americano!!!
Os trajes dos motoqueiros também eram muito legais. Cada tipo.... Adultos, jovens, idosos e até quem não sabe andar ainda. Todos muito bem aparatados.
Numa das barracas, você podia alugar chapéus e tirar foto, mas achamos muito caro pagar $10 para usar um chapéu, então tiramos foto só dos chapéus.
Uma das barracas, você comprava uma caneca por $15,00 e podia encher de uma bebida "root beer". É algo parecido com refrigerante e cerveja sem álcool.
Penélope Charmosa em sua Harley

Uma das esquinas da Dickson St.

À venda por $6,000.00

Olha o tamanho dele!!!!!!!!!!!!!!

Tiozinho, Tiazinha e Ursinho na garupa!

Banda ao vivo.

Uma das Choppers.

Mais uma à venda, e do lado uma moto puxando um barril de chop.

Até a coca-cola tinha uma moto.

Para que tantos botões!!!!!!!!!

A moto do Halloween.

Barraca da Root Beer.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Razorbacks

Para alugarmos o apartamento, fizemos do Brasil pela internet. Para comprar o carro foi mais fácil que imaginávamos. Agora para pagar o aluguel, ooooo coisa complicada. Eles não aceitam dinheiro ou cheque. Também não aceitam depósito na conta. Para podermos pagar o aluguel, temos que "comprar" uma ordem de pagamento. Como era nossa primeira vez, fomos ao banco. Pagamos o valor do aluguel e recebemos "tipo um recibo" onde tinha o valor, a data e o Ricardo assinou. Esse "documento" entregamos para a administração do condomínio. Achamos um pouco complicado!! Mas já deu para perceber que nesses assuntos eles são mais atrasados que aí no Brasil. Para fazer essa transação no banco, pagamos $2,00. Quando fomos entregar o "documento" descobrimos que se fizermos num posto de gasolina, que tem aqui na esquina, só pagamos $0,80. Próximo mês vamos fazer no posto e ver o que dá. 
Outra coisa complicada é a locomoção. Ou é carro, ou é carro..... Só para alguns lugares temos as linhas de ônibus da universidade, mas quando tem jogo de futebol, os ônibus não funcionam. E por falar em jogo.....
Sábado, dia 22 de setembro, fomos no jogo de futebol americano. Os Razorbacks jogaram contra os Rutgers. É impressionamte como a cidade se transforma em dia de jogo. Quase todos usam camisetas dos Razorbacks, ou simplesmente vermelhas. O trânsito perto do estádio fica insuportável, para não dizer impossível. Frentes de lojas nas ruas próximas ao estádio viram estacionamentos, pagos, de $10,00 a $20,00 dólares o período do jogo.
Achamos um estacionamento grande que não é pago. De dentro dele saem ônibus exclusivos que levam até o estádio.
Nosso sábado começou assim: Às 8:20a.m., levei o Ricardo para aula porque não tinha ônibus devido ao jogo. Não é comum o Ricardo ter aula no sábado, mas devido à agenda do professor eles tiveram aula de manhã e de tarde. Na volta passei na frente do estacionamento para ver onde era e como era, já estava metade cheio de carro. Pensei, e agora!!!! A aula do Ricardo ia até as 4p.m. e o jogo era 6p.m.. Achei melhor sairmos de casa antes das 4p.m. para conseguir lugar no estacionamento. Saímos às 3:45p.m. O trânsito estava complicadinho.  Guardas nas esquinas próximas ao estádio e muitas, mas muitas pessoas vermelhas andando nas ruas. Aqui não se vê pessoas andando nas ruas, é raridade. Mas em dia de jogo, parece um formigueiro atiçado. Bom, conseguimos chegar no estacionamento, agora encontrar uma vaga, foi uma aventura. Conseguimos uma no fundo, bem no fundo. Pegamos o ônibus, que saía um atrás do outro, e conseguimos nos encontrar com o Ricardo.
No caminho do ônibus vimos um rapaz distribuindo óculos de sol quadarados e armação vermelha para quem passasse por perto. Em vários lugares, pessoas acampadas com barracas, televisão, comida, bebida, famílias inteiras esperando o jogo começar. Não sei se elas foram ao estádio ou assistiram dalí mesmo. Mas o jogo é um evento social por aqui.
Perto do estádio também tem pessoas acampadas, isso se chama "tailgating". As pessoas se reúnem do lado de fora do estádio e assistem ao jogo pela televisão (que cada barraca leva) e apenas ouvem o barulho do estádio.
No estádio tem um telão gigantesco onde passa o jogo, os replays das jogadas, os torcedores, propagandas.

Entramos no estádio, nossa, realmente muito bonito!!! Mas é bem menor do que aparece na televisão. O lugar onde estávamos dava para ver bem o jogo, a banda, os torcedores....É muito legal. Só achamos o jogo meio parado. Sai jogador, entra jogador, amontoam-se jogadores..... Mas vale a experiência. 
O estádio cheio só dá para ver um monte de pontinho vermelho.

Tem uma parte que é reservada para os estudantes. Eles pagam bem mais barato mas tem que fazer fila para entrar e conseguir lugares. Mas é a parte mais animada da torcida. É dali que aparecem aqueles caras sem camisa e pintados no corpo as cores do time e as letras.
E é claro, o show não poderia faltar. A banda marcial entra no campo e forma desenhos, letras. As dançarinas fazem suas coreografias. As cheerleaders sempre sorridentes, saltitantes.... Se o jogo for ruim, pelo menos a banda e as dançarinas animam a festa.

 









E para nossa tristeza, os Razorbacks perderam outra vez, 35 a 26.  Quando começaram o campeonato estavam em oitavo lugar, agora depois de três derrotas seguidas, foram lá pro final, nem tem colocação.....
Mas os torcedores não desanimam!!!! na cidade, toda sexta é a Big Red Friday! As pessoas são convidadas a usarem roupa vermelha. E elas comparecem em peso. 
 















Fast food?

Tem muita coisa prática aqui pra quem tem pressa para cozinhar. Algumas comidas prontas congeladas que são muito boas. O melhor exemplo é uma marca que vende burritos, enchiladas, chimichangas e fajitas congeladas. Só colocar no microondas e em 2 minutos estão prontas. E o pior é que fica bom.
Mas também conseguimos comprar alguns ingredientes muito bons para fazer algo mais "slow food".
Achamos muito bom e barato os frutos do mar. Já fizemos temaki de salmão, fritada de camarão e essa massa (da foto) misturando os dois... Estava bom. Agora estamos planejando outros pratos. Já achamos lagosta, lulas e polvo...


Vida de doutorando

Meus exercícios e meu copo de café.
Semana passada foi a semana mais complicada em termos de estudos. O professor de uma das disciplinas que estou fazendo - Advanced Multivariate Analysis, que é a análise estatística de dados em um nível bem complexo - convidou outros dois professores para nos darem umas aulas sobre temas bem avançados (como o nome da disciplina já indica). O resultado foi que, para acomodar as agendas dos professores nós tivemos o equivalente a um mês de aulas em uma única semana. Tivemos 3 horas de aula na segunda, mais 3 horas na quinta, e para completar 6 horas de aula no sábado. Só pra ter uma noção do tamanho do buraco, olha os títulos das aulas... "Reflective and formative constructs of second order", "Mediated-moderation and moderated-mediation" e "Hierarquical Linear Modeling for Multilevel Analysis".
E aqui, assim como no doutorado no Brasil, tem leituras prévias e trabalhos para entregar na semana seguinte. A diferença fica por conta de eles não especificarem um software específico para fazer os exercícios, o que torna tudo mais:- "Te vira!".
Tenho conseguido entregar tudo em dia e recebi boas avaliações do professor. Segunda vou participar da prova de metade do semestre. Essa é outra diferença daqui em relação ao meu curso do Brasil. Existe uma prova no meio do semestre (o mid-term exam).

Minha estação de trabalho
Na outra disciplina - Social Networks Analysis - a carga de leitura é perto do dobro do que eu estava acostumado no Brasil. Toda semana são 6 ou 7 artigos dos grandes, com uma média de 25 páginas por artigo. Teve semana com mais de 200 páginas pra ler. Toda semana tem que ser entregues os sumários de todos os artigos. Estes sumários devem responder umas questões fixas sobre o conteúdo do artigo. A entrega é no dia anterior da aula, o que deixa a semana mais curta para ler tanta coisa. Na aula, cada aluno (somos 4) tem que liderar a discussão de um dos artigos e todos tem que ser discutidos nas 3 horas do encontro. Sendo assim alguns alunos acabam falando de mais de um artigo por aula.
E tudo isso só pelo prazer de aprender (ou gostar de sofrer), pois não preciso mais dos créditos destas duas disciplinas. Tenho passado cerca de 8 horas diárias na universidade. Minha sala, que divido com um colega indiano do quinto ano de doutorado, fica em frente à sala onde tenho minhas aulas. Ele é super gente boa. Conversamos muito sobre as diferenças entre Brasil, Índia e os Estados Unidos.
Eu adotei o padrão deles para o almoço. Rápido e geralmente com algo que trazemos de casa. De vez em quando apelamos para os restaurantes mexicanos das redondezas, mas se for fazer isso todo dia acaba saindo muito caro e perdendo muito tempo.
O departamento tem uma cozinha bem equipada e todo mundo acaba preferindo comer algo no escritório mesmo. Já estou americanizado.


domingo, 9 de setembro de 2012

Quarta semana

Nossa quarta semana começou com muita expectativa. Essa semana o Ricardo fez aniversário dia 05. Comprei um bolo "orange cranberry pound cake". Bolo de laranja com cranberry (é um tipo de uva bem vermelha e azedinha) com calda doce por cima mais cranberry seca e uma fruta seca (parecia nozes) por cima. Uma delícia!!! Lembrou muito os bolos alemães. Daniel e eu cantamos parabéns. Foi uma pequena festa mas com muito amor!!!

A outra expectativa era que no dia 07 completaríamos um mês de EUA. Tanta coisa já aconteceu que parece que estamos há mais tempo. Para comemorarms fizemos temaki e sashimi de salmão. Achamos salmão para comprar no Samsclub. A qualidade do peixe é muito boa e o preço melhor ainda. Estava uma delícia!!!!




Sábado, aproveitando que o clima estava gostoso, a temperatura baixou e tinha vento, fizemos um programa muito divertido. Pegamos o ônibus e fomos até a universidade onde assistímos ao jogo de vôlei feminino do Razorback. É incrível como eles conseguem fazer do jogo um show. Nos jogos de vôlei feminino (que não é um sport muito chamativo por aqui) o público não é grande, mas o show é o mesmo. O ginásio é enorme e muito bonito. Na hora das jogadoras entrarem, as luzes foram apagadas e holofotes iluminaram a boca de um boneco gigante do Razorback por onde elas entravam a medida que eram apresentadas. Gelo seco e a banda anunciando-as. Sim, tinha uma banda tocando.  O Daniel disse que ele ganha ponto na aula de banda se for a qualquer evento que tenha uma banda tocando. Cada ponto que o Razorback fazia, a banda tocava e gritava "Razorback". O mascote, muito divertido. Andava pelo ginásio todo fazendo as "macaquices" (ou "porquices" nesse caso) e divertindo a galera. Ele estava mais animado que as cheer leaders, que por sua vez pareciam umas bonecas de tão maquiadas e com os cabelos arrumados. Parecia que estávamos vendo um filme! Claro que o time dos Razorback ganhou de 3x0. Coitadinhas das meninas da Louisiana!!!!! Achamos muito divertido e vamos assistir a outros jogos. Como o Ricardo é estudante da Unversidade ele não paga a entrada, o Daniel também não por ser criança, ou seja, só eu pago a entrada que custa $4.00.
Estamos nos programando para ir num jogo de futebol americano. O estádio é maravilhoso!!! Quando tem jogo fica lotado. Queremos ir antes que o frio aperte.

Depois do jogo fomos andando até a rua principal do centro de Fayetteville. A  Dickson Street é onde a galera se reúne. Parecida com a nossa Avenida Batel. Tem restaurantes, bares para todos os estílos, lojas. Tudo com o tema do Razorback. Almoçamos num restaurante mexicano (para variar). A comida estava boa mas bem apimentada.


 Depois voltamos andando para auniversidade onde pegaríamos o ônibus na estação central para voltarmos para casa. Nesse caminho vimos muitas coisas bonitas. Aliás o campus da universidade é um espetáculo à parte.Nas calçadas da universidade, estão gravados os nomes de todos que se formaram e o que estudaram.

Tem esse teatro ao ar livre parecido com  o que tem na Grécia. Fiquei imaginando uma peça no inverno!!!

Nessa semana também recebemos as notas do Daniel. Ele se saiu muito bem!!!! A menor nota dele foi 8.8.

domingo, 2 de setembro de 2012

Terceira semana

Nossa terceira semana começou com a expectativa do furacão Isaac. Pelas previsões, ele chegaria aqui na quinta feira trazendo chuva forte durante a noite e por toda a sexta-feira. O Ricardo até recebeu no celular um aviso para mandar as crianças para a escola na sexta com roupa de chuva. Foi muito bonitinho ver as crianças indo para o ponto de capa de chuva! Na quinta a tardinha começou a ventar, coisa rara por aqui. O vento uivava. Pensamos que ia chover muito. A noite a chuva veio. Calma. Choveu a noite toda. Pela manhã era apenas uma garoa. Durante o dia caiu uma chuva calma e com ventos fracos. Ou seja, o Isaac literalmente fez a curva ao passar pelo oeste de Arkansas.
No sábado fomos ao Northwest Arkansas Mall. O shopping é médio, tem um único andar. A praça de alimentação é pequenas com poucas opções. As lojas tem preços bons e algumas estavam com  promoções, o que deixou mais atraente o passeio. A loja do Razorback é maravilhosa. O que você possa imaginar, eles tem. Roupas para cachorros em formatos do Razorback, coleiras, copos, pratos, chaveiros, roupas, .......Tudo!!! Pena que é caro. Só ficamos na vontade!!! Como no sábado teve jogo, a maioria estava com camisetas do Razorback. Ficamos com fome e voltamos a praça de alimentação para ver o que iriamos comer, de repente começou a entrar uma galera com camisetas iguais na praça de alimentação. Tinha fila em todo lugar. Descobrimos que era devido ao jogo. Já eram as torcidas e as  cheerleaders. O jogo seria às 6 p.m.. Assustados desistimos e viemos almoçar perto de casa. Isso já eram passado das duas da tarde.
Fomos experimentar um restaurante chinês que tem perto de casa, Hunan Manor. Pedimos uma "caixinha" de arroz com vegetais, uma de porco agri-doce e uma de frango na laranja (spice). Não sabíamos que com as carnes ou peixes  vem uma "caixinha" de arroz, então tínhamos três de arroz, que por sinal estava muito bom. O porco agri-doce veio separado a carne do molho. Estava uma delícia! E o frango na laranja spice, de laranja só tinha umas cascas amargas. E a pimenta.....Afe......Até os meninos acharam forte! Mas vimos que vale a pena pela preço e pela quantidade. Serve duas refeições.
Daniel começou suas aulas de flauta transversal. Está gostando e nós também. Todos os dias ele tem que praticar e nós temos que assinar os dias que ele praticou e a semana.
Segunda, 03 de setembro é feriado aqui, Labor Day (dia do trabalho). A maioria das lojas, mercados e restaurantes estará fechado.
Esse final de semana compramos nossa TV, usada, 26", por $15.00. O Ricardo achou no site do craiglist, onde as pessoas anunciam coisas usadas para vender, trocar e até doar. Na transação com a vendedora, descobrimos que ela mora aqui no condomínio. Foi bem interessante! Agora estamos com os canais locais. Também fizemos upgrade da internet para 22 Mbps.



 GO HOGS!!!!!! Vencemos de 49 a 24.
http://www.arkansasrazorbacks.com/