Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Vida de doutorando

Meus exercícios e meu copo de café.
Semana passada foi a semana mais complicada em termos de estudos. O professor de uma das disciplinas que estou fazendo - Advanced Multivariate Analysis, que é a análise estatística de dados em um nível bem complexo - convidou outros dois professores para nos darem umas aulas sobre temas bem avançados (como o nome da disciplina já indica). O resultado foi que, para acomodar as agendas dos professores nós tivemos o equivalente a um mês de aulas em uma única semana. Tivemos 3 horas de aula na segunda, mais 3 horas na quinta, e para completar 6 horas de aula no sábado. Só pra ter uma noção do tamanho do buraco, olha os títulos das aulas... "Reflective and formative constructs of second order", "Mediated-moderation and moderated-mediation" e "Hierarquical Linear Modeling for Multilevel Analysis".
E aqui, assim como no doutorado no Brasil, tem leituras prévias e trabalhos para entregar na semana seguinte. A diferença fica por conta de eles não especificarem um software específico para fazer os exercícios, o que torna tudo mais:- "Te vira!".
Tenho conseguido entregar tudo em dia e recebi boas avaliações do professor. Segunda vou participar da prova de metade do semestre. Essa é outra diferença daqui em relação ao meu curso do Brasil. Existe uma prova no meio do semestre (o mid-term exam).

Minha estação de trabalho
Na outra disciplina - Social Networks Analysis - a carga de leitura é perto do dobro do que eu estava acostumado no Brasil. Toda semana são 6 ou 7 artigos dos grandes, com uma média de 25 páginas por artigo. Teve semana com mais de 200 páginas pra ler. Toda semana tem que ser entregues os sumários de todos os artigos. Estes sumários devem responder umas questões fixas sobre o conteúdo do artigo. A entrega é no dia anterior da aula, o que deixa a semana mais curta para ler tanta coisa. Na aula, cada aluno (somos 4) tem que liderar a discussão de um dos artigos e todos tem que ser discutidos nas 3 horas do encontro. Sendo assim alguns alunos acabam falando de mais de um artigo por aula.
E tudo isso só pelo prazer de aprender (ou gostar de sofrer), pois não preciso mais dos créditos destas duas disciplinas. Tenho passado cerca de 8 horas diárias na universidade. Minha sala, que divido com um colega indiano do quinto ano de doutorado, fica em frente à sala onde tenho minhas aulas. Ele é super gente boa. Conversamos muito sobre as diferenças entre Brasil, Índia e os Estados Unidos.
Eu adotei o padrão deles para o almoço. Rápido e geralmente com algo que trazemos de casa. De vez em quando apelamos para os restaurantes mexicanos das redondezas, mas se for fazer isso todo dia acaba saindo muito caro e perdendo muito tempo.
O departamento tem uma cozinha bem equipada e todo mundo acaba preferindo comer algo no escritório mesmo. Já estou americanizado.


Um comentário:

  1. parabéns pela disposição, motivação e resultados!
    go for it ricardo!
    claudia monica ritossa/ufpr

    ResponderExcluir